Young da Paz

Natureza, inspiração, artesania. Ingredientes que, combinados, se unem para fazer... arte – e, com ela, todo um modo de vida. Assim começou, se desenvolveu e segue crescendo o trabalho de Yang da Paz, artista da Ilha do Ferro, Alagoas.

 

Jovem da segunda geração de artistas da Ilha, Young, como tantos do mesmo ofício, começou ainda adolescente seu contato com arte popular. No cotidiano de andar pela Ilha, conviver com artesãos ribeirinhos, encontrar material entre galhos caídos (dos diversos tipos de madeira que utiliza), o artista foi cultivando tanto uma linguagem visual própria, quanto respeito pela natureza.

 

Hoje, com uma identidade bem definida, Young da Paz é facilmente reconhecido nas esculturas longilíneas, coloridas e alegres que saem das suas mãos - e do seu imaginário. Leveza e juventude exalam de cada escultura e seduzem colecionadores que apreciam esse sentimento de vivacidade em formas lindamente esculpidas.

 

Além da arte, a ocupação ecológica. Young e seu pai, Petrônio, também artista da Ilha do Ferro, reconhecem a necessidade de preservar e replantar. No ciclo da vida e da arte, o movimento de dar e receber. Esses artesãos sabem disso. Cultivar é preciso. E seguir criando. Com muita alegria. Sempre.